O OZmob é um aplicativo desenvolvido para ter acesso às informações da rede em campo. Com ele você consegue visualizar os elementos de sua rede e suas características, sendo possível alterar estados de implantação e observações, assim como adicionar clientes e postes. Ele permite, ainda, que você visualize croquis de clientes e diagramas de suas caixas, possibilitando uma excelente experiência em campo.


Para realizar atualizações na rede, é necessário que você possua acesso a internet. Contudo, se você estiver sem internet, ainda é possível visualizar os dados já baixados e adicionar posts e pendências offline.


Se você deseja mapear seus postes e caixas de maneira offline, o indicado é utilizar nosso app OZsurvey. Ele é um aplicativo independente do OZmap e, após as marcações, você deve realizar uma importação desses novos dados no OZmap. Para mais informações, clique aqui.



Download


O app OZmob está disponível somente para Android.


Requisitos


Sistema operacional Android: Mínimo: 7.0

                                            Recomendado: 8+


Para obtê-lo, é necessário fazer seu download na Play Store.




Login


Para logar no OZmob é preciso ter um usuário configurado no OZmap com permissão para usar o módulo OZmob.


Para configurar e dar permissão ao usuário ao módulo OZmob basta ir na aba usuários no OZmap escolher o usuário e clicar no 'i' conforme mostrado na imagem abaixo.



Para criar um novo usuário, mais informações podem ser encontradas clicando aqui.


Uma janela aparecerá conforme a imagem abaixo, vá até a área de módulos e selecione o OZmob.



Clique em salvar e pronto, o usuário estará habilitado a usar o OZmob.


Usuário de leitura


É possível configurar um papel de usuário para que ele só consiga visualizar os elementos no OZmob, mas não consiga editá-los.


Para isso em configurações de Papel edite um papel já existente ou crie um novo, e desmarque a opção ozmob.editar conforme a imagem abaixo.



Acesso ao OZmob


Ao acessar o OZmob no celular basta usar os seguintes dados:

URL: HOSTNAME.ozmap.com.br

(exemplo: teste.ozmap.com.br)

Login: um usuário do OZmap com permissão para acessar OZmob.

Senha: a senha deste usuário.


Primeira sincronização


Após logar a primeira vez e escolher o projeto em que se deseja trabalhar, aparecerá um aviso informando que não há dados baixado, então você seleciona a opção que indicada para baixar esses dados. 

Essa etapa pode demorar alguns minutos.



Após concluída a sincronização, os dados do projeto (postes, caixas, clientes...) aparecerão no celular como aparecem no OZmap e seu aplicativo estará pronto para ser usado.

Conforme as atualizações forem sendo feitas no app, elas aparecerão automaticamente no OZmap.

Caso você deseje baixar as atualizações projetadas no OZmap, deverá clicar em "Atualizar base de dados".


Nota: Caso ocorra algum comportamento estranho no aplicativo, erros, ou problemas com o botão, recomenda-se verificar se o dispositivo móvel possui o aplicativo do Google Chrome instalado e atualizado, uma vez que o OZmob utiliza alguns recursos do Chrome, se o mesmo estiver desatualizado, erros no aplicativo poderão acontecer. Ainda, é recomendado que ao atualizar seu aplicativo, antes de abrir novamente, você limpe os dados do mesmo nas configurações do seu celular.