Cabos são elementos dentro do OZmap, compostos por um conjunto de looses que por sua vez são compostos por fibras. Obrigatoriamente, todos os cabos sempre iniciam em uma caixa e terminam em outra e suas características definem o seu tipo (para mais informações sobre o tipo de cabos, clique aqui). Além do tipo, eles também possuem outros atributos como nome, nível hierárquico, estado de implantação, cor, imagens, entre outros. A imagem exemplifica as características possíveis de um cabo dentro do sistema.






Para criar um cabo, é necessário acessar o menu lateral de "Expansão de Rede" e selecionar a 5ª opção, que se refere à adição de cabos. Em seguida deve-se selecionar os elementos que estarão nas pontas desse cabo. Vale ressaltar que apenas caixas, condomínios, clientes e POPs podem estar nas pontas dos cabos e caso não seja selecionado nenhum elemento válido, será criada automaticamente uma caixa, ocupando uma das pontas do cabo.



Por fim, basta preencher as especificidades do novo cabo e clicar em gerar para que ele seja registrado no mapa.



É possível lançar um cabo de forma automática (valendo-se das adjacências previamente criadas) ou de forma manual, escolhendo poste a poste, ou ponto a ponto do trajeto do cabo. Um ponto é um elemento estratégico para poder desenhar um cabo sem conhecer os postes da região. Ele não chega a ser um elemento dentro OZmap mas serve para representar curvas de um cabo onde não se sabe os postes. Na imagem abaixo o cabo da direita possui apenas pontos, enquanto o da esquerda possui apenas postes. Um cabo pode possuir tanto postes como pontos.

 


Quando o cabo é criado livremente, ou seja, sem que alguma das caixas na ponta existam, o sistema criará a caixa automaticamente. Uma janela como a mostrada abaixo abrirá, onde você definirá o tipo, nome, nível TAGs, cor e estado de implantação tanto da caixa como dos cabos e o template da caixa, além de ser possível adicionar observações adicionais à estes elementos. 


É possível customizar a cor do cabo selecionando uma nova cor ou mantendo a cor do tipo.



Dentro de cada caixa, cada cabo é representado pelo seu nome e uma estrutura com um retângulo branco ao redor. Cada fibra é representada por uma bolinha na ponta dos cabos e cada agrupamento de fibras é um tubo loose. Sendo assim, na imagem abaixo, o primeiro cabo possui 1 tubo loose e 4 fibras, enquanto o segundo possui 2 looses e 12 fibras, 6 em cada tubo.




Adicionando arquivos


Você também consegue atribuir arquivos de imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip aos seus cabos. Para isso, basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post".



Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.


Regerar nome


O OZmap segue um padrão de nome para cabos sendo este C-caixaA-caixaB, que é dado no momento da criação do cabo. A função de regerar o nome do cabo o permite ficar atualizado mesmo após mudar o nome da caixa de alguma das pontas.


Você pode modificar o nome de duas maneiras, clicando sobre o cabo e na janela de detalhes clicar no botão mostrado abaixo.



Ou também no relatório de área selecionar os cabos que deseja modificar o nome e clicar em Regerar nomes.



Comprimento do cabo


No OZmap, o cabo possui dois tipos de comprimento, o em plano e o que considera o perfil de elevação. Para ter acesso ao segundo, você precisa inserir uma chave API válida, com acesso a API "Elevation". Essa chave será inserida nas configurações de sistema, no campo "API". 



Essa mesma informação será encontrada no relatório por área, na aba de cabos. Ali também é possível atribuir essa distância em lote aos cabos:



Edição de cabos


Para aprender a editar seus cabos depois de criados, clique aqui.