As adjacências são um dos grandes diferencias do OZmap. São os caminhos que o software define baseado nos postes, caixas e pops posicionados no mapa. Mesmo gerando os caminhos de forma automática, eles são completamente editáveis.


Quando um cliente é colocado no mapa (seja através de uma venda no OZloc, ou manualmente no OZmap), um croqui será lançado automaticamente com base no desenho das Adjacências. 

Este caminho é criado de forma inteligente, já que a maioria dos softwares calcula a distância pelo raio, o OZmap considera a rede física.


Veja como definir as Adjacência do seu projeto através do vídeo a seguir ou do tutorial passo a passo com imagens logo depois do vídeo.



Ativando a ferramenta de Adjacências


Para que você consiga ver as Adjacências e as consiga editar, você precisa ativar a ferramenta.


Esta fica no terceiro menu do mapa, sendo a primeira opção ao abri-lo.

.


Ao ativar a ferramenta, algumas linhas tracejadas cinzas e pretas surgirão.


As linhas cinzas são caminhos já utilizados pela sua rede. Assim, não podem ser editados pois interpretam que a sua rede foi montada corretamente.  


Outros caminhos serão criados baseados nos elementos que você criou, e nem sempre serão perfeitos. Desse modo, é importante que o time que utilizará o OZmap use bastante a ferramenta "Adjacências" para deixar a rede corretamente conectada. Veja no exemplo abaixo:



Editando as Adjacências

 

Como você pode ver na imagem acima, muitas adjacências foram criadas, e provavelmente você quer remover algumas.


Como remover


Se você colocar o mouse em cima da linha, ela trocará para um símbolo de proibido. Clicando com este símbolo, ele removerá a Adjacência. Veja na próxima imagem como fica o símbolo do mouse.



Para algumas situações existe uma outra forma mais prática .


Com a ferramenta de adjacências ativada, você pode segurar a tecla ALT que aparecerá uma bolinha vermelha ao redor do mouse. Basta você passar essa bolinha por cima do início e fim dessa fibra que ela será removida. Veja como isto acontece:



De forma semelhante, é possível adicionar Adjacências segurando a tecla CTRL. Desta vez a bolinha ficará verde e conectará os postes que você for passando o mouse por cima.



Em ambos os casos de segurar uma tecla, é possível conectar e remover múltiplos postes e cabos.