Apesar de a maioria dos clientes já saber, reforçamos a ideia de como elas são construídas como guia para fazer as configurações necessárias para que a sua rede inicie da maneira correta. 


Toda rede iniciará um CO (Central Office), ou POP, e acabará no cliente.


A partir daqui, configura-se a rede por níveis considerando cada camada (nível) da rede. Veja no exemplo abaixo:


Como pode observar, é muito importante que isso tudo seja muito bem organizado. E para que você tenha uma ótima experiência com OZmap, é bom ter essas noções de forma clara. 


Conheça cada um dos elementos que compõe.


Central Office ou POP


É daqui que surge o sinal que chega ao cliente. Para que ela funcione corretamente, ela precisa de muitos equipamentos, e estes também estarão criado dentro da POP do OZmap.


O primeiro será o Armário. Este possui várias camadas para acomodar os equipamentos.


O segundo é a OLT. É daqui que saem os sinais de conexão para o cliente. Cada OLT será determinada por quantos slots possui, e quantas portas PON. 


É destas portas que sai o sinal, e normalmente é conectado a outro equipamento que faz o terceiro nível da POP. Este costuma ser uma DIO, mas também pode ser um switch ou outro equipamento.


Por último o cabo conectará tudo isso com a rede.


A seguir, a imagem de como ficam as OLTs e DIOs nos armários da CO.



Cabo


São classificados pela quantidade de looses e total de fibras que possuem. Por exemplo, um cabo com 6 looses onde cada loose tem 2 fibras, tem um total de 12 FO (fibras óticas). Dentro do OZmap este cabo estaria com o nome "Cabo 6L12F". Mas você pode customizar os nomes dos seus cabos.


Os looses são cabos menores no interior do cabo principal, e dentro de cada um desses vem fibras óticas. 


Na imagem a seguir, o cabo preto é o principal, e os coloridos são os tubos loose, e dentro deles os que saem são as fibras óticas.


Caixa de Emenda (CE)


Esta costuma ser o primeiro nível de caixa dentro da rede. Elas servem para proteger as emendas de cabos ópticos (contra água, sujeira, insetos), conectando outros cabos da mesma rede e levando o sinal até as CTOs.


Abaixo está a imagem de uma CE aberta. 



Caixa de Terminação Ótica (CTO)


Serve para distribuir o sinal recebido, normalmente utilizados para criar os Drops para os clientes.


Porém algumas estruturas utilizam CTOs como Caixas de Distribuição, onde o equipamento alimenta outras CTOs que atendem os clientes, criando mais um nível dentro do projeto. Ou seja, essa caixa pode ser tanto um elemento de segundo quanto de terceiro nível, e estar  ambos em um mesmo projeto.


Abaixo segue a imagem de duas CTOs diferentes, veja como elas são fisicamente.



A importância de conhecer isso tudo


Conhecer os equipamentos, os seus perfis, onde se encaixam é muito importante na hora de documentar a sua rede no OZmap pois, antes de iniciar as marcações do seu projeto, se você configurar os materiais usados em sua rede física, a documentação ficará muito mais fácil de ser feita.


Também fará mais sentido como as coisas são conectadas umas as outras. 


Para ter uma ideia, veja nosso artigo de configurações de Projetos, e como cada elemento encaixa dentro do OZmap.