O template é uma ferramenta de desenho que possibilita criar configurações padrões de caixas. Assim, quando criada uma caixa no projeto você poderá selecionar um template já desenhado, facilitando o processo de edição do diagrama. 


Criando um Template 

 

O acesso à área de Template de Caixa se encontra no setor de Personalização (representado pelo ícone do lápis), localizado no canto inferior esquerdo da plataforma.


 

 Dentro da área do Template é possível visualizar uma tela com todos os templates de caixa já criados. Por padrão algumas opções já vem criadas, você pode editar um template já existente clicando no ícone  "i" ou criar um novo template clicando na opção “Novo Template de Caixa”



Ao optar por criar um novo template, uma janela nova, bastante similar ao box editor, se abrirá automaticamente e lá terão  todas as opções de elementos que podem ser adicionados dentro de uma caixa (spliter, switch, fusão, conector e DIO) além da área “Nome”, onde um nome pode ser dado ao seu novo template. 



Nesse exemplo, configuramos um Template para Caixas de Atendimento. Foi adicionado dois tipos de splitter, um do tipo desbalanceado Splitter 55/45 RF, e outro de Atendimento ao Cliente (01x08 AC).



Personalizando sua Caixa


Para personalizar sua caixa com um template específico basta criar um “Novo Tipo de Caixa” ou editar um modelo já existente na opção “i”. Essa ação estará disponível no setor de Tipo no canto esquerdo da plataforma, na área Caixa


Ao selecionar a opção “Novo tipo de Caixa” você poderá editar as informações de sua configuração, colocando o template desejado no setor “Template Padrão”.



 

Abaixo temos um exemplo de uma CTO personalizada com o template "SPL 01x08 AC + SPL 55/45" criado anteriormente. 



Assim, quando for criado novas caixas no projeto, as caixas personalizadas com os templates apareceram disponíveis na opção Tipo:



Outra forma de adicionar um template criado quando se estiver adicionando caixas ao seu projeto é selecionando durante a configuração da  Nova Caixa ou das Múltiplas Caixas a opção Template, nela você pode adicionar o template desejado às caixas criadas. 


Importação de Caixas


Outra utilidade do template é em processos de Importação de Caixas, facilitando na hora de desenhar o seu interior. Para utilizar um Template de Caixa pronto na importação basta adicionar a coluna “template” no arquivo e preenchê-la de acordo com o requerido, veja um exemplo de arquivo editado:



Caso o tipo de caixa estabelecido possua um template padrão, as caixas já serão criadas de acordo com este parâmetro.

Para conhecer mais sobre o processo de importação, clique aqui.