Backbone é um projeto que aparece em outros projetos, evitando a duplicação de elementos. Sua ideia central é te permitir conectar dois ou mais projetos por uma rede principal.



Chamamos de projeto-pai essa rede principal e projetos-filho os projetos em que esse projeto-pai aparece.


O que está no projeto-pai, aparece no projeto filho (se o usuário tiver acesso). Os projetos-filho não aparecem no projeto-pai. O projeto-filho só aparecerá no projeto-pai se forem selecionadas caixas e, desse modo, será possível conectar um cabo backbone em uma caixa de um projeto-filho e seguir caminho com o backbone.


Para atribuir um projeto-pai a outro projeto basta ir em editar projeto, e selecionar o projeto-pai. Importante salientar que não é possível ter um terceiro nível o que seria um "projeto-avô", por isso todo projeto ao qual já foi atribuído um projeto-pai não aparecerá disponível para ser projeto-pai de outro projeto.




É possível navegar de um projeto-filho para um projeto-pai ou vice versa de algumas maneiras.


A primeira delas está disponível tanto no projeto-pai quanto no projeto-filho. No projeto-pai, entrando em uma caixa que possui um cabo de algum projeto-filho, ao clicar em "ir para próxima caixa" sobre esse cabo, o OZmap redirecionará para o projeto-filho. O mesmo acontece quando, estando em um projeto-filho, clicar em "ir para próxima caixa" em um cabo do projeto-pai.



A segunda delas é, estando em um projeto-filho, entrar em uma caixa do projeto-pai. Na borda superior terá um ícone de lápis, que simbolizará o "editar". Assim, ao clicar nele, o OZmap será direcionado ao projeto-pai para que possa editar a caixa.



Só é possível editar uma caixa, fazer conexões e adicionar elementos de um projeto-pai estando em um projeto-pai.


A iluminação transpõe os projetos, isto é, pode-se iluminar uma fibra de um cabo de um projeto-pai e, se essa fibra tiver conexão com a fibra de um projeto-filho, a iluminação seguirá normalmente.


Através do relatório de área é possível visualizar e agrupar as caixas estão sendo compartilhadas com o projeto pai na aba "Compartilhada", e além das caixas, nos demais elementos é possível visualizar e filtrar o projeto em que o elemento está localizado através da aba "Projeto".