No OZmap é possível mover elementos de um projeto ao outro, desde que esses projetos tenham alguma relação pai-filho. Isto é, é possível mover elementos de um projeto pai para o projeto filho, ou do projeto filho para o projeto pai. Ficando impossibilitado mover elementos de um projeto a outro projeto irmão diretamente, ou projetos que não tenham algum pai em comum. 


Isso pode ser feito de duas formas, movendo apenas um elemento, ou movendo uma área inteira.


Para mover em área, você deve selecionar a área que contenha os elementos que você deseja trocar de projeto. Uma janela irá abrir com as informações da área que você selecionou e, a partir daí, é possível você deve clicar em "Trocar projeto", como na imagem abaixo:

 


Para mover um único elemento, você deve clicar com o botão direito sobre ele e selecionar "Trocar para projeto filho", no caso de estares no projeto pai, ou "Trocar para projeto pai", no caso de estares no projeto filho.



Ou também, no próprio relatório de área, você consegue selecionar quais cabos, caixas, clientes e etc você deseja trocar, verificar se o elemento está sendo compartilhado com o projeto pai, e também em que projeto o elemento está, como na imagem abaixo: 



Em ambos os casos, a seguinte janela se abrirá e ali você consegue escolher para qual projeto os elementos serão enviados.



Algumas regras que devem ser observadas na hora de trocar de projetos os elementos.


Caso você tenha um cabo de um projeto filho 'X' conectado a uma caixa do projeto pai, e queira, dentro do projeto pai, trocar essa mesma caixa para um outro projeto filho 'Y' o sistema irá indicar que "essa operação não pode ser aplicada para todos os elementos", uma vez que esse elemento possui conexão com outro projeto filho.


O mesmo acontece quando existe um ou mais casos desses quando trocando uma área inteira de projeto.



Caixa compartilhada 


É possível selecionar uma ou mais caixas de um projeto filho para aparecer no projeto pai. Dessa forma, é possível conectar um cabo backbone em uma caixa de um projeto filho e seguir caminho com o backbone. Essa caixa não aparecerá nos projetos irmãos, uma vez que ela é uma relação única entre o projeto pai e um dos filhos, onde ela fica disponível  no projeto pai para que haja esse cruzamento de cabos.



Para criar uma caixa compartilhada, você deve clicar com o botão direito sobre a caixa no projeto filho, e selecionar "compartilhar caixa com o projeto pai", como nessa imagem: 



E no projeto pai, ela aparecerá sinalizada: 



Se o triangulo tiver a sua ponta virada para baixo, isso indicará que você está vendo uma caixa compartilhada a partir do projeto pai, porém se sua ponta estiver virada para cima, isso indicará que o projeto aberto é o filho.


Caso você vá mover uma caixa de um projeto pai para um projeto filho, e nessa caixa há um cabo do projeto pai que não vai ser movido para o o projeto filho, essa caixa será automaticamente compartilhada, pois não é possível ter um cabo do pai conectado em uma caixa unicamente do projeto filho sem ela ser compartilhada. 


Novamente no relatório de área, também é possível compartilhar diversas caixas ao mesmo tempo, basta acessar a aba "Caixas", selecionar as que serão compartilhadas e ir até o botão "Ferramentas", onde será necessário selecionar o botão "Compartilhar com projetos pai".



Para deixar de compartilhar o processo é o mesmo, porém o botão a ser selecionado é "Deixar de compartilhar com projetos pai" ao invés de "Compartilhar com projetos pai".