No OZmap você consegue limitar a área que um projeto pode ter. Essa funcionalidade do sistema permite que se demarque uma área específica em que os elementos do projeto estarão.


Essa mesma área filtrará todos os elementos de outros projetos que passem por dentro dela, como cabos de um projeto pai ou postes.


Dessa forma você não precisa ver todo o caminho que seu backbone faz pelo mapa, ou todos os postes que estão disponíveis em sua rede, mas sim focar em uma única área, o que melhora a interação do seu projeto com o sistema.


Por padrão, quando se cria um projeto o sistema atribui uma área determinada ao redor do ponto inicial escolhido no momento da criação.




Você consegue editar essa área posteriormente clicando nesse símbolo aqui: 



Uma caixa abrirá questionando se você deseja que essa área seja alterada manualmente, ajustada automaticamente, ou criada a partir de uma região.



Caso queria ajustar manualmente, organize a área até a escala que você deseja:


Para conseguir gerar uma área automaticamente você deve ter pelo menos três elementos dentro de seu projeto, dessa forma o sistema triangularizará a área de acordo com esses elementos, como mostrado na imagem abaixo.



Já com a opção de gerar a partir de uma região, uma listagem com todas as regiões será aberta na tela e a área do seu projeto será moldada conforme a região que você escolher.




Após alterar manual ou automaticamente a área e salvar, seu projeto aparecerá dessa forma:



A área fora da região demarcada aparecerá em cinza, representando o limite da área de seu projeto.

Caso um projeto tenha um pai, áreas de outros projetos filho desse pai também aparecerão mais escuras no mapa (se o usuário tiver acesso a estes projetos), fazendo com que você possa ver área de cada projeto e acessá-lo rapidamente, para ativar as áreas de projeto basta no menu de layer selecionar "Áreas de projeto".



No projeto pai, por sua vez, você conseguirá ver a área de todos os projetos filhos.



Você consegue acessar qualquer um desses projetos clicando com o botão direito sobre a área dele, e selecionando a opção com o nome do projeto, ou clicando em qualquer área do mapa e escolhendo a opção Abrir um projeto. Após a escolha do projeto, o OZmap lhe redirecionará ao escolhido.



Delimitações de visualização


Áreas de projeto servem também para delimitar o quanto de elementos do projeto pai, ou postes você quer ver no projeto filho.


Dessa forma você não precisa carregar o backbone inteiro por exemplo, ou ver todos os postes da cidade quando seu projeto é sobre um bairro específico.


A imagem abaixo deixa mais claro a utilidade da ferramenta, do lado esquerdo a visão do mapa pelo projeto pai, e do lado direito pelo projeto filho.