Nossa primeira dica será sobre SPLITTER

Há duas formas principais de usar splitters na caixa, a diferença será na configuração de atenuação do tipo de splitter, e na facilidade de desenhar a caixa. 

No splitter 1 da imagem acima, por exemplo, foi adicionado uma fusão antes, e conectores para cada porta de saída do splitter, esse seria o modo menos fácil ou mais trabalhoso de se fazer.
Ao se calcular a potência da fibra que sai do conector o sistema levará em conta a atenuação da fusão, do splitter e dos conectores, no exemplo acima a fibra L1-F1 deu um total de -9,13 dBm.

No caso do splitter 3 da imagem acima, eu criei um tipo de splitter onde configurei a entrada como sendo fusão e a saída como sendo conector, e coloquei a atenuação considerando a perda tanto da fusão quanto dos conectores (0.20 e 0.25 respectivamente) dando um total de 10.95. (imagem abaixo)

Dessa forma a potência calculada na fibra que sai do splitter 3 (L1-F6) será a mesma que a do splitter 1. Poupando assim o trabalho de adicionar conectores ou fusões para cada porta do splitter.