O OZmap possui nomenclaturas próprias para os tipos padrão de splitters que nele vem criados, entretanto uma das dúvidas que mais recebemos é sobre como interpretá-las.Você sabe o que elas significam?

Para começar, vamos tratar da numeração no começo do nome. Essa parte é bastante intuitiva, em tipos de splitters balanceados ela representa a quantidade de portas de entrada e a quantidade de portas de saída. Então, por exemplo, se o tipo de splitter possui “01/04” no começo de seu nome, isso significa que ele terá 1 porta de entrada e 4 de saída.

Já nos tipos de splitters desbalanceados, os números representam a quantidade de potência que irá para cada saída do splitter. Por exemplo, se o tipo começa com “60/40”, 60% da sua potência irá para uma saída e 40% para a outra. Vale lembrar que a bolinha branca sempre indica a saída que possui a maior atenuação, então pode-se interpretar que ela recebe 40% da potência ou que ela atenua a potência em 60%. 

Já a respeito das letras, podemos avaliá-las em duplas, cada uma dessas tendo significados contrários entre si. 

A começar pelas letras A e R, que determinam a cor de preenchimento do seu splitter e se ele poderá, ou não, ter conexão com o cliente. Sendo assim, a letra A significa Atendimento, a cor de preenchimento de sua representação visual será branco e seus clientes poderão ser conectados nesse tipo de splitter.

Pelo lado contrário, temos a letra R, representando os splitters de Rede. Esse tipo de splitter não permitirá conexão com o cliente e a cor do seu preenchimento será cinza.

Temos também as letras F e C, fazendo referência ao tipo de saída presente nesses splitters. A letra F, representa um tipo de splitter onde suas saídas possuem fusões, sendo representadas no mapa por bolinhas.

Já a letra C faz referência ao tipo de splitter onde existem conectores em suas saídas, sua representação visual dentro da caixa é de quadradinhos.

E agora, você conseguiria adivinhar qual seria o nome do tipo do splitter abaixo?

Exatamente! É um splitter do tipo 01x16 RC.

Mas é claro que isso não é obrigatório, você sempre pode alterar os nomes ou criar novos tipos conforme a documentação da sua própria empresa. 

Todos os tipos já criados se encontram na aba “Tipos de splitter”, e você pode aprender como criar novos ou editar os já existentes clicando aqui.

Você também consegue mais informações sobre a edição interna de caixas nesse link: Box Editor (Interior da Caixa)