Atualmente, a DevOZ oferece dois aplicativos para te auxiliar no controle e documentação da sua rede pelo seu celular: o OZmob e o OZsurvey. A princípio, eles parecem semelhantes, mas, na verdade, cada um deles possui funcionamento e propósitos diferentes.


Hoje iremos te mostrar qual aplicativo atende mais a sua necessidade em cada situação!

OZmob


A começar pelo OZmob, a extensão do OZmap no seu celular, com ele você consegue visualizar todos os elementos de sua rede, tirar diagramas, verificar conexões internas e até fazer pequenas alterações, como adicionar clientes, implantar caixas, entre outros.

Por ter ligação direta com o OZmap, é necessário que o login seja feito com a sua URL e usuário previamente utilizados, a partir disso, todas as edições feitas pelo OZmob serão atualizadas automaticamente no seu OZmap. Essa ligação também torna necessária a conexão do dispositivo com a internet, caso ele não esteja conectado, não será possível fazer alterações na sua rede.

Apesar disso, é possível utilizar o seu OZmob sem internet para funções mais específicas, como visualizar a posição de elementos. Para isso, você deve fazer login ainda em um ambiente com internet, deixar a sua base de dados atualizada e movimentar o seu mapa pela região que você deseja visualizar, assim ele será renderizado, ficará armazenado em cache e poderá ser visualizado offline.

Entretanto, é importante ressaltar que o aplicativo deve permanecer aberto ou em segundo plano depois do login e carregamento das informações, se não você pode acabar deslogado e sem acesso a elas.

Seguindo essas instruções, você conseguirá ampliar o uso do seu aplicativo, fazendo a leitura dos detalhes de seus equipamentos e encontrando mais facilmente localização deles mesmo offline.


Para mais informações sobre o uso do OZmob, clique aqui.

OZsurvey


Já o OZsurvey é o aplicativo ideal para, enquanto você está em campo, fazer o levantamento de postes, cabos, clientes, caixas e outros pontos no geral, sendo possível até mesmo customizar os elementos que você irá adicionar. Ele não exige internet para funcionar, portanto você consegue ativar o seu GPS, se locomover pela sua região e marcar novos itens por onde passar, porém, caso o mapa não tenha sido renderizado anteriormente (em um ambiente com conexão à internet), sua visualização não será carregada, então recomendamos fazer a abertura do mapa e movimentá-lo por toda a região que será levantada.

Ao contrário do OZmob, este aplicativo é de uso livre e não possui vínculo direto com o OZmap, desse modo, o OZsurvey armazena localmente os dados documentados, sendo necessário exportar essas informações para uma tabela CSV depois de terminar o levantamento e fazer a importação no OZmap. Você pode conferir aqui como fazer essa transferência dos dados.


Para mais informações sobre o OZsurvey, clique aqui.

A partir disso, conseguimos avaliar as particularidades de cada aplicativo:




E então, qual vamos utilizar hoje?