Você sabe como documentar clientes em edifícios ou estruturas mais complexas que as residências comuns dentro do seu OZmap? Nessa dica nós vamos explicar sobre o uso do elemento "Condomínios" e como ele pode auxiliar em uma documentação mais fiel da sua rede.

Os condomínios são elementos do OZmap utilizados para documentar conjuntos residenciais, sendo eles verticais, como nos casos de prédios únicos onde vão haver diversos clientes a partir de uma única estrutura, ou horizontais, como conjuntos de casas, prédios, etc.

 

A criação dos condomínios de ambos os tipos pode ser realizada tanto através da importação de elementos, quanto da criação manual, que é feita no menu de "Expansão de rede" através dos botões correspondentes.

Condomínio Vertical

 

Dentro do OZmap, os condomínios verticais possuem um funcionamento e estrutura interna que se assemelha bastante ao de uma caixa, seu diferencial é a possibilidade de inserção de clientes diretamente em seu interior.

Por já possuir um funcionamento similar ao da caixa, acaba não sendo possível adicionar uma caixa em sua estrutura, porém podemos recomendar a utilização de switches ou spitters para fazer essa representação. Você pode renomear cada equipamento para garantir uma melhor identificação, como foi o caso do exemplo acima, onde a caixa de cada um dos andares está sendo representada por um switch.

 

Externamente, eles são representados através de um símbolo semelhante a um edifício, como é mostrado na figura abaixo. Quando há algum cliente com status de erro, sua aparência muda para a cor vermelha.

Essas estruturas também podem ser utilizadas, por exemplo, para documentar os diversos blocos de um condomínio horizontal, fazendo com que seja mais simples documentar cada uma delas.

 

Condomínio Horizontal

 

Os condomínios horizontais são representados no mapa através de polígonos que delimitam o espaço de cobertura do terreno do local. Eles podem possuir diversas cores, que podem ser escolhidas pelo usuário no momento da criação.

Dentro da área do condomínio horizontal pode-se adicionar todos os tipos de elementos, o que muda é o comportamento destes elementos no momento da venda.

 

Apesar das semelhanças visuais, os condomínios horizontais se diferenciam das regiões por possuírem uma maior espessura em suas bordas da delimitação e não precisarem de um menu aberto para sua visualização no mapa, além das implicações em vendas do Loki.

 

Ambos os condomínios possuem propósitos diferentes, sendo utilizados para representar diferentes estruturas, mas que podem até mesmo ser combinados para garantir uma melhor documentação. Dadas as características, você pode avaliar qual deles compreenderá melhor cada caso.

Para conhecer mais sobre eles, acesse nosso artigo de suporte clicando aqui.