Postes possuem nome, tipo, tags, endereço, status de licenciamento, protocolo de licenciamento, localização e observações podem ser inseridos em lote (vários ao mesmo tempo).


Postes não possuem projetos dentro do OZmap, uma vez criados em determinado projeto, estarão disponíveis em todos os demais projetos sendo limitados apenas a sua visualização pela área de projeto


Para adicionar um poste (1) ou vários (2), é só clicar nesse ícone:



Para editar um poste basta clicar em cima dele, uma janela como a da imagem abaixo abrirá, nela você pode alterar todas suas características. Na parte escrita cabos, você terá a lista dos cabos que passam por este poste.



A cor indicada será por padrão da setada no tipo, mas você pode alterá-la de acordo com cada elemento.


Você pode também alterar o tipo em lote e as TAGs em lote. Para isso selecione a área dos postes desejados, vá até a aba postes, selecione os postes desejados e clique em alterar.


Ali também é possível gerar um endereço para os postes selecionados, clicando em "ferramentas". Contudo, essa opção só funcionará se você tiver uma chave API cadastrada nas configurações de sistema.



Faça as mudanças desejadas e clique em salvar.


Adicionando arquivos


Dentro dos postes você consegue atribuir imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip a eles, para isso basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post".



Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.


Licenciamento


Seus postes podem ter "status de licenciamento". Este pode ser:

  • Desconhecido;

  • Em análise;

  • Licenciado.

Se estiver "em análise" ou "licenciado, terá um campo para informar o protocolo de licenciamento.


Você pode licenciar os postes de um cabo específico, clicando com botão direito sobre o cabo e em "licenciar postes".



E também, licenciar vários cabos em lote. Após gerar uma área, em "cabos", selecione os cabos que você deseja licenciar postes, clique em "ferramentas", e por fim, em "licenciar postes".


Adjacências


Entre postes pode haver adjacências. Adjacências são caminhos que cabos podem percorrer.


O OZmap usa adjacências para buscas caminhos automaticamente.


O cálculo de drop de um cliente (distância entre o poste em que está o cliente e o poste onde está a caixa que o atende) também se baseia em adjacências.


Há um modo para a exibição de adjacências.


Linha tracejada em preto significa que há adjacência entre postes. Já a linha tracejada cinza significa que, além da adjacência, há um cabo passando entre os postes e, por isso, a adjacência não pode ser removida.


Para a adição de adjacências entre postes segura-se a tecla Control e move-se o mouse passando por cima dos postes (sem clicar em nenhum botão). Uma circunferência verde indicará que está em modo de adição de adjacências.


Para remover adjacências, segura-se a tecla Alt e um círculo vermelho irá aparecer, basta passar pelos postes que de onde deseja remover a adjacência.


Ao parar o mouse exatamente em cima de uma adjacência os dois postes adjacentes serão iluminados em vermelho. Um click nesta posição irá remover apenas esse segmento.