O OZmap permite gerar backups que, inicialmente, ficam hospedados no servidor. Os backups guardam TODAS as informações do sistema no momento em que são gerados, e cada um deles possui metadados com informações de Nome do Backup, Autor, Data de Criação, Imagens, Observação, Tamanho.


Para criar um novo backup basta acessar a aba "Backup" no menu lateral e selecionar a opção "Criar backup". 



Ao acessá-la, a seguinte janela irá abrir, onde você pode colocar informações de nome, observações e se aquele backup deverá também salvar as imagens dos posts adicionados nos sistema.



Pode-se voltar ao ponto de qualquer backup existente no servidor simplesmente clicando no ícone de "play" da linha do backup correspondente.



Também é possível baixar um backup para uma máquina local e, posteriormente, enviar novamente o arquivo para o servidor.



Caso você deseje excluir um backup criado, é só clicar no ícone da lixeira, logo ao lado do ícone de baixar, da linha do backup correspondente.



Existe também a possibilidade de trazer um backup que esteja baixado no seu computador, é só selecionar a opção "Upload Backup" e encontrar o seu arquivo. Por segurança, um backup gerado em um servidor não pode ser aplicado em outro e arquivos corrompidos ou com conteúdo inválido também não poderão ser carregados.



Atenção: Recomenda-se gerar um backup antes de aplicar um backup. Suponha que um backup foi gerado dia 1. Trabalhou-se no OZmap por 5 dias. Se, no dia 6, o backup do dia 1 for aplicado sem que um backup tenha sido gerado no dia 6, tudo que foi feito desde o dia 1 até o dia 6 será perdido.


Backup automático via API


Por padrão, todos os dias às 02:00 é feito um backup automático que fica armazenado dentro do seu OZmap. Esse backup pode ser obtido via API, então para extraí-lo o primeiro passo é gerar uma chave de API para fazer a requisição.


Na URL, temos o caminho para fazermos o download dos backups gerados, perceba que está sendo passado o horário como 5h, ainda que o backup acontece às 2h, isso acontece por conta do fuso horário que rodam as máquinas. Abaixo, temos um exemplo de URL: 

https://client.ozmap.com.br:9994/api/v2/dumps/download?name=Backup-Automatico-2022-03-15-05h 


Como Authorization, utilizamos a chave de API gerada no primeiro passo, que é um Bearer Token. 

O arquivo baixado será da extensão .tar.gz.doz, que é a utilizada no OZmap. 


Backup Externo


Existe também a possibilidade de ser solicitada a realização de um backup externo dos dados. Nele, a própria equipe do OZmap irá ser responsável por, diariamente, pegar todos os dados do seu OZmap (incluindo fotos e arquivos inseridos através dos posts) e colocar em um local de armazenamento seguro na nuvem. 


Para ter acesso ao serviço, entre em contato com os nossos especialistas através de nosso site, telefone ou chat de atendimento.