No Ozmap, Box Editor é a ferramenta para representar e editar o interior de uma caixa. 


.

Saiba mais sobre como criar uma caixa, veja neste artigo sobre Caixas.

.

No interior de uma caixa podem existir os seguintes elementos:


Cabo


Os cabos que iniciam/terminam na caixa apresentam a representação de fibras e looses (agrupamento de fibras) mostrada na imagem abaixo. Existem três maneiras diferentes de visualizar essas fibras, são elas: Números, Direção e Derivações. Cada um desses tipos pode ser selecionado na parte superior esquerda do seu box editor, conforme a foto abaixo:



Na primeira opção, temos a visualização conforme os números. Ela irá enumerar suas fibras e informar se elas estão recebendo ou não sinal. Caso esteja preenchida, a fibra está recebendo sinal da POP e se não possui sinal, o circulo ficará vazado.



Na segunda opção, será mostrada a direção que o sinal está percorrendo na fibra. A seta indica para onde ele segue e caso ela apresente o ícone de rompimento, como nas fibras 4 e 5, significa que esta fibra não está recebendo sinal.

 


Já a última opção indica a maneira como o sinal está sendo recebido. Nas duas primeiras fibras temos um traço, indicando que, em caixas anteriores, o sinal não teve subdivisões por um splitter. Como o representante contrário, temos as múltiplas setas, como nas duas últimas fibras, mostrando que seu sinal já passou por um splitter. Já o sinal de rompimento se mantém como nos casos anteriores, representando uma fibra que não está recebendo sinal da POP.



Splitter


Basicamente um divisor ótico 1/n.

Se for branco, permite conexão com o cliente. Se for cinza, se trata de um splitter de rede e não permite conexão com clientes. Em análises de viabilidade comercial no , são considerados apenas  os splitters que permitem atendimento com cliente.

Ambos exemplos de splitters aparecem na imagem abaixo.



Conector


Um conector ótico que possui dois lados.

Assim como o splitter também pode ou não, permitir conexão com cliente.


 

Fusão


Uma fusão de fibra no interior da caixa.

Segue a mesma configuração dos itens anteriores, podendo ou não permitirem conexão com cliente.




Clientes


Os clientes são representados por pequenos retângulos com um ponto de conexão, ligados aos respectivos equipamentos voltados para o atendimento, caso esteja pontilhado, significa que ele está como "não implantado". Nos casos onde este sinal de verificado aparece, como no caso do cliente 8370, significa que o cliente está com o status de "implantado e certificado".



Um detalhe importante para a documentação é que a sua identificação textual pode ser escolhida nas configurações do sistema. Nela é possível selecionar se o cliente será identificado dentro do box editor por seu nome, código ou nome do cabo drop utilizado.


Post-it


Um campo de texto em formato de post-it, pode ser usado para criar observações ou anotações livremente dentro da caixa. Além disso, é possível configurar a cor e o formato do seu post-it conforme o desejado, seja ao criar ou a partir de suas propriedades.






Propriedades de elementos


Cada elemento do interior da caixa possui um campo de edição, sendo ele um splitter, uma fusão, um conector etc.

Para abri-lo basta clicar com o botão direito e ir em propriedades do elemento, ali você poderá selecionar/editar campos para cada elemento, um desses campos é o campo de observações.

Ex. Splitter:



Ao clicar em salvar, essa observação aparecerá ao passar o mouse em cima do elemento conforme imagem abaixo.



Elementos dentro de uma caixa, seguindo o padrão do sistema podem ou não estarem implantados.


Quando não implantados suas bordas ficarão tracejadas conforme mostrado na imagem abaixo.



Você também pode indicar como 'implantado' ou 'não implantado' os elementos da caixa via relatório de área, basta selecionar a área desejada, ir a aba equipamentos, selecioná-los e clicar em alterar.

 

Edição 


Quando você abrir uma caixa, visualizará um menu inferior e um superior.

No inferior você encontrará os seguintes ícones para adicionar elementos:


  1. Splitter;

  2. Fusão;

  3. Switch;

  4. Conector;

  5. DIO;

  6. Post-it;

  7. Remover elementos.


Logo ao lado temos:




  1. QRcode: gera e exporta um QRcode para a sua caixa, podendo ser em PDF ou PNG.

  2. Aplicar: Salva as alterações da sua caixa sem fechar a janela aberta, permitindo que você continue fazendo alterações sem precisar abrir a caixa novamente

  3. Salvar/Fechar: As alterações realizadas serão salvas e a janela de edição será fe


Já no menu superior:



  1. Visualização da fibra;

  2. Conexão múltipla: para isso, selecionar o primeiro e o ultimo elemento que você deseja realizar a ligação na fibra de origem e somente sobre o primeiro na fibra de destino;

  3. Conexão múltipla com fusão;

  4. Conexão múltipla com conectores;

  5. Girar elementos: serve para manter a organização da caixa. Assim, se você deseja girar os elementos da caixas, é só selecionar esse ícone e clicar sobre qual você deseja altera;

  6. Iluminar para esquerda/direita: você pode iluminar o caminho que sua fibra tem até a POP ou até o cliente.

  7. Diagrama lógico para esquerda/direita: mostra as conexões entre as caixas e as conexões internas da caixa 

  8. OTDR para esquerda/direita: serve para identificar uma localização especifica (em metros em relação à caixa) em alguma fibra;

  9. Calcular potência: se você deseja saber a potência de alguma fibra e a distância que esta fibra está percorrendo até a POP, é só selecionar essa função e clicar sobre a fibra que você deseja;

  10. Início/fim da fibra: com essa função, você consegue saber qual a caixa em que a fibra se inicia e qual a caixa que a fibra termina;

  11. Centralizar elementos dentro da caixa;

  12. Exportar para .png: exporta o diagrama da sua caixa para o formato PNG. É possível adicionar a logo da sua empresa, para isso basta atribuir uma 

  13. Exportar para .pdf: exporta o diagrama da sua caixa para o formato PDF. Em ambos os diagramas (PNG ou PDF) é possível adicionar a logo da sua empresa na imagem gerada, para isso basta adicionar a imagem desejada no campo "Logo" das suas Configurações de Sistema. Para mais detalhes, clique aqui.


Relatório de rota


Com a ferramenta de início e fim de fibra é possível extrair um relatório de todo o trajeto percorrido por ela, podendo exportar essa informação em KML ou CSV/XLS.






Histórico de edição


As caixas também possuem uma aba onde é feita a listagem de todas as alterações aplicadas dentro dela. Elas podem ser acessadas pelo ícone lateral e apresentam o nome do usuário que fez a edição e a data e hora na qual a edição foi feita, além de ser possível visualizar como a caixa se configurava antes e depois desta alteração.



Para ver as diferenças antes e após a atualização basta clicar no "i" referente à linha que você deseja visualizar, presente na coluna "Visualizar". 





Adicionar imagens


Além de tudo, é possível atribuir imagens às caixas, basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post".



Você pode conferir mais detalhes sobre a criação e utilização de posts clicando aqui.




Navegação entre caixas


É possível navegar entre as caixas usando os cabos que as ligam. Basta usar o clique direito do mouse em cima de um elemento e utilizar a opção "Próxima Caixa". Com isso abrirá também a janela da caixa seguinte.