OZsurvey é um app para marcação de postes, caixas, clientes, pontos em geral e também cabos.


Ele te permite marcar elementos no mapa enquanto se desloca se estiver com o GPS (localização) ligado.

.

.

Fazendo login


Ao abrir o app, a primeira coisa que será necessário fazer é o login. Por ser um aplicativo separado do OZmap, você deve criar uma nova conta através do botão "Criar uma conta" para fazer o acesso, ou então utilizar uma conta já criada anteriormente. Você também tem a opção de fazer o login através da sua conta do Facebook ou Google.



Mapa e localização


Ao abrir o app, ele pedirá para autorizar o uso da localização, aceitar esta permissão irá facilitar muito a sua documentação, pois o aplicativo acompanhará em tempo real o seu deslocamento.

.


O alvo no canto da tela possui uma função bastante importante. Quando ele está com o meio preenchido, o acompanhamento por GPS estará ativo, então o mapa será centralizado na sua posição e irá acompanhá-la de acordo com o seu deslocamento. Já quando ele está com o meio vazio, ele estará desvinculado da sua posição, então será possível movimentar o mapa livremente por onde desejar. Para alterar de um modo para o outro, basta clicar em cima do alvo.



Para trabalhar com o mapa em si, pode-se utilizar duplo clique ou movimento de abertura para dar zoom.


É possível trocar a visualização da imagem através do botão sinalizado abaixo, te permitindo escolher entre as seguintes opções de layers: Mapa Padrão e Satélite.

.


Fazendo as marcações


Inicialmente terão alguns botões prontos para você iniciar a marcação de postes, caixas e clientes.


Os dois três de baixo marcam os itens mais comuns, os Postes Comuns, CEs e CTOs.


Ao clicar em um dos botões, ele colocará o item clicado no mapa exatamente aonde está o alvo. Você pode caminhar pela rua e ao chegar no local fazer a marcação, ou desativar o GPS para ajustar já que existe uma margem de erro dependendo do sinal do GPS.


Os ícones menores que ficam do lado esquerdo da tela já vem inicialmente definidos nesta sequência: Poste Comum, CE, CTO, Cabo e Cabo DROP. Igual aos botões do menu de baixo, ao clicar em um deles, você fará a marcação dentro do mapa.



Caso você deseje adicionar um nome, fotos ou observações ao seu elemento, basta clicar dele para preencher essas informações. Dessa mesma maneira também é possível excluir um elemento adicionado incorretamente, utilizando o botão de lixeira no canto superior da tela.


.

O menu de elementos


Na barra superior no ícone da esquerda (de três linhas horizontais) é possível abrir o menu de elementos.



Nele você pode ativar e desativar que itens aparecem como botão no menu da esquerda ou de baixo apresentados anteriormente. Para cada item existem duas opções ativáveis, a "Mostrar" que ativará aquele botão que fica do lado esquerdo, e o "Acesso Rápido" que cria o botão maior na parte de baixo da tela. 


Para cada uma das categorias já estabelecidas, existe a possibilidade de criar novos tipos de elementos utilizando o botão "Adicionar Tipo" no final de cada lista, mas também é possível adicionar outras categorias de elementos caso você deseje documentar uma que ainda não exista, como por exemplo prospects, condomínios, entre outros. Para fazer isso, é recomendado a utilização da categoria "Personalizados".   



Vale lembrar que, caso você pretenda importar esta documentação no seu OZmap, os tipos de elementos devem possuir o mesmo nome em ambos os sistemas, então é recomendado fazer a customização do OZsurvey para deixá-lo de acordo com o estabelecido no OZmap.


Cabos


Para que um cabo seja colocado na rede, você precisa conectá-lo entre caixas (CE, CTO). Você pode inserir um cabo tanto clicando sobre a caixa ou poste em questão, como através do botão (+) na parte inferior da tela.



Caso você adicione um elemento durante a criação do cabo, o cabo irá se conectar ao elemento.


Quando terminar de conectar os pontos, basta clicar em finalizar.


Caso você tenha errado ao inserir algum ponto, você só precisa clicar na seta vermelha na parte inferior da tela que o último ponto inserido será removido.


Clicando sobre o cabo no mapa, você pode editar o nome e inserir alguma foto. No mesmo menu você também pode remover o cabo inteiro.



.

Exportar dados


Para exportar as marcações feitas basta clicar no botão "Exportar" no menu lateral do OZsurvey. O arquivo gerado será uma tabela CSV, que pode conter todos os elementos documentados ou apenas os elementos desejados, podendo escolher também exportar ou não as fotos adicionadas aos elementos.



Ao clicar em exportar, abrirá uma janela para escolher por onde você quer enviar o arquivo, muito semelhante ao compartilhamento de arquivo em outros apps. É compatível com qualquer app de envio de arquivos, como e-mail, WhatsApp, etc.


Como abrir, formatar e salvar um arquivo CSV pode ser visto aqui.