Através do resultado da medição de uma OTDR, se você colocar aquele valor no local medido, o OZmap te devolverá a localização de onde a fibra partiu.
Neste primeiro exemplo faremos a partir de uma caixa, e a seguir mostraremos como fazer a partir da POP.
OTDR a partir de uma caixa
Ao abrir a caixa, nas ferramentas que ficam na parte de cima, existem duas que são cadeados quebrados com uma flecha para direita e outra para esquerda. Um significa OTDR para a direita (de onde for usada) e a outra a mesma coisa, mas para a esquerda.
Uma vez selecionada a ferramenta, agora você deve clicar na fibra que deseja aplicar a distância.
Assim que clicar, abrirá uma janela pedindo passar a distância medida com o aparelho da OTDR.
Após colocar a distância, uma marcação será colocada no mapa indicando a localização.
O OTDR, por padrão, faz medições 2D, não considerando a elevação do terreno, o que pode causar discrepâncias em campo. Por isso, há a opção de considerar o relevo. Para isso, você precisa ter uma chave API da Google cadastrada nas configurações de sistema, com a chave "elevation" ativa. Para mais informações, entre em contato com nosso suporte.
Nesse exemplo, foi realizado uma marcação com o OTDR utilizando o relevo (a superior), e em outra não (a inferior).
Ao utilizar o OTDR considerando o relevo, também será possível visualizar um gráfico de elevação do resultado obtido. Este gráfico irá apresentar a relação entre elevação e distância percorrida pelo OTDR, o total de ganho e perda de elevação e as coordenadas do ponto final, além de ser possível visualizar a altitude e a distância (a partir do ponto inicial) de cada parte do gráfico ao passar o mouse por cima dele. Você também consegue copiar as coordenadas e centralizar novamente o mapa em torno do ponto final.