As tags podem ser muito úteis na organização do seu projeto. Na dica desse mês, o objetivo é trazer exemplos práticos de sua utilização.
Vídeo - TAGs

Dentro do projeto, as tags tem o propósito de funcionar como uma categoria livre, ou seja, uma característica que pode estar presente dentro de diversos elementos, podendo receber qualquer tipo de informação.

No menu lateral esquerdo há a opção de TAGs. Ali você pode criar, excluir, ver a listagem de elementos que possuem ela adicionada e ver os grupos nos quais ela pode ser utilizada.

Para criar uma nova tag, basta clicar em “nova tag”, na parte inferior da tela, adicionar um nome e selecionar em quais elementos ela poderá ser aplicada. 

Podemos ter como exemplo de aplicação, uma TAG de sinalização em caixas que possuem alterações a serem feitas.
Para utilizá-la, você precisa abrir o elemento no qual a TAG vai ser adicionada. Ao entrar nas informações da caixa, é só ir até o campo “Tags”, selecionar qual você quer adicionar na caixa e depois clicar em salvar. O mesmo elemento pode receber diversas tags.
Você também pode adicionar tags em diversas caixas ao mesmo tempo, gerando um relatório. Ali, você deve ir até a aba do elemento em questão e selecionar os elementos que essa tag será adicionada. Após isso, você clica em “alterar”, escolhe como atributo “adicionar tags”. Não se esqueça de salvar ao terminar.
Uma das aplicações das tags dentro do OZmap é na ferramenta de filtro, onde é possível filtrar a visualização no mapa para aparecer somente elementos que possuem essa TAG cadastrada. Para mais informações, clique aqui.
Como nesses exemplos, as tags podem ser grandes aliadas para otimizar o seu trabalho e organizar ainda mais seu projeto, ajudando a separar itens e contribuindo até mesmo na hora de designar tarefas. E então, o que achou?