As adjacências podem ser um aliado forte para aqueles que possuem postes documentados em seu sistema, mas você sabe em quais funções elas estão presentes e como usá-las?

As adjacências são os possíveis caminhos entre postes pelos quais um cabo pode seguir, sendo assim elas se tornam uma maneira de ensinar ao seu sistema por quais caminhos um cabo será criado.

Em um exemplo prático, podemos pensar no exemplo de tentar conectar esta POP na CTO - 4 . A princípio, ao tentar passar um cabo clicando na POP e na caixa, imaginamos que ele irá seguir seguinte caminho, considerando que é a menor distância física possível percorrida entre os postes:

Entretanto, ao tentar gerar o cabo, ele segue a seguinte rota:

Você sabe o porquê disso acontecer?

 

Exatamente! O sistema irá criar o cabo dessa maneira por conta das adjacências.

Como é possível perceber, não há nada indicando que o espaço entre esses poste pode ser utilizado, portanto, ele irá buscar um novo trajeto para ser utilizado, optando sempre pela opção que resulta em um cabo com a menor metragem.

Ao adicionar um caminho entre esses postes, como mostrado acima, o cabo será criado no percurso desejado.

Em um sistema sem postes, caso não seja clicado em mais nenhum ponto, o cabo será criado em uma linha reta entre a POP e a caixa, desta maneira:

Essas informações também se aplicam na criação de clientes através do Loki, onde, caso a viabilidade seja feita por postes, o drop irá seguir o menor caminho entre eles até a caixa selecionada.

Agora que entendemos melhor o que são as adjacências e como elas atuam, vamos aprender como trabalhar com elas, otimizando assim nossas operações.

Para visualizá-las e editá-las, podes acessar as Ferramentas de Mapa no menu lateral esquerdo e selecionar “Editar adjacências”. Assim que isso for feito, serão mostrados os caminhos criados ou não pelo sistema.

Existem duas diferentes cores de adjacências no OZmap: as cinzas e as pretas. As adjacências cinza representam trajetos onde já existem cabos passando por ali, dessa maneira, elas não são alteráveis pois irão seguir conforme o caminho do cabo.

Na esquerda temos as adjacências cinza mostrando trajetos já seguido por cabos. Na direita, os cabos que passam por aquela região

Já as adjacências pretas são os caminhos possíveis para os cabos, você pode manipulá-las, editá-las e gerar novos caminhos. Será através destas rotas que o cabo será passado ao tentar conectar dois elementos vinculados a postes.

Adjacências cinza à esquerda, seguindo juntamente com os cabos, e adjacências pretas à direita, representando possíveis caminhos por onde ainda não passam cabos

No caso de adjacências estarem posicionadas incorretamente, é possível fazer a remoção clicando em cima delas ou então selecionando a tecla Alt do teclado, desta maneira um círculo vermelho aparecerá ao redor do seu cursor e você deverá movimentá-lo por cima de ambos os postes que essa adjacência interliga.

Já para adicionar uma adjacência entre dois postes basta segurar a tecla Ctrl, seu cursor ficará com um círculo verde, e então você deve passá-lo por entre os postes que deseja conectar, da mesma maneira que é feito para removê-las.

Para aprender mais sobre a criação de adjacências, clique aqui.