A ferramenta de QR code é relativamente recente no OZmap e pode facilitar muito o trabalho do provedor com a sua praticidade. Vamos conhecê-la um pouco melhor?

Sendo uma maneira de encontrar caixas mais facilmente, o QR code apenas se relaciona com esse tipo de elemento.


Ele é uma imagem similar a um código de barras, que pode ser gerado pelo OZmap e escaneado pelo celular, através do nosso aplicativo OZmob. Assim que o OZmob fizer a leitura, ele irá te redirecionar até a sua respectiva caixa, mostrando toda a sua parte interna.

Essa ferramenta pode ser muito bem aproveitada de diversas maneiras. Um dos exemplos de uso que podemos dar é a impressão destes códigos para que sejam colados nas caixas. Assim, quando um técnico necessita fazer modificações físicas na caixa, ele pode documentá-las no local, fazendo a leitura do código com o OZmob, que irá abrir o interior da caixa automaticamente, e alterando o que for necessário no sistema.

Mas como posso gerar esse QR code?

A resposta é bem simples: Basta acessar a sua caixa, selecionar o botão chamado “QRcode” e escolher se você deseja exportar essa imagem em PDF ou PNG.

Você também consegue fazer uma exportação em lote dessas imagens. Para isso é necessário gerar um relatório de área (para aprender a gerar, clique aqui) e ir até a aba de caixas. Ali você irá selecionar todas as caixas que deseja obter o QR code, selecionar o botão “Exportar”, em seguida a opção “QR code” e escolher o formato do arquivo.

E agora que temos os QR codes, é importante aprendermos a fazer a leitura deles.

Para isso é só acessar o seu OZmob e clicar no ícone indicado na imagem abaixo.

Com isso, sua câmera irá abrir e é só apontá-la para o QR code, deixando alinhado o código com o quadrado que aparece no seu celular. Quando a leitura for bem sucedida, ele irá automaticamente abrir a caixa no qual esse código pertence, te mostrando todo o interior.