No box editor é possível trabalhar com diversas funcionalidades que podem ajudar na sua documentação. Nesta dica te mostraremos como trabalhar com cada uma delas, dando enfoque para os botões da parte superior.

O box editor é o espaço interno das caixas e condomínios verticais que te permitirá fazer edições em seus elementos. Para abri-lo, basta acessar uma caixa já criada que você irá se deparar com a seguinte tela:

Para acompanhar melhor, seguiremos os números acima para conhecer as ferramentas.

1. Visualização da fibra

A primeira ferramenta te permite alterar a visualização das fibras dos seus cabos dentro da caixa, utilizando como base três características:

  • Números - Irá enumerar suas fibras, auxiliando na sua contagem e identificação, principalmente em cabos muito grandes. Neste modo de visualização, as fibras que estiverem recebendo sinal da POP irão se apresentar preenchidas, enquanto as sem sinal permanecem vazadas.

 

  • Direção - Nesta visualização, será possível identificar o sentido do sinal, isto é, de qual lado ele está chegando e para qual lado está seguindo. Ao contrário da visualização por números, as fibras sem sinal serão representadas por um sinal de rompimento, enquanto as outras apresentarão uma seta indicando a direção.

 

  • Derivações - O modo de visualização por derivações irá indicar se o sinal da fibra já passou ou não por um splitter. Caso tenha, o ícone irá receber um sinal com múltiplas setas, e caso não, o ícone será apenas um único traço. Assim como no modo anterior, as fibras sem sinal apresentarão um sinal de rompimento.

 

Você pode conferir um exemplo prático dessas informações clicando aqui.

 

2. Conexão múltipla

Para a documentação de cabos com uma grande quantidade de fibras, a ferramenta de conexão múltipla pode ser uma grande aliada. Com ela você consegue conectar diversas fibras simultaneamente, sem precisar fazer esse processo de uma em uma, e ainda consegue já criar fusões ou conectores nessas ligações.

 

Para utilizá-la, basta clicar no botão correspondente, sendo o primeiro da esquerda para a direita apenas para ligações, o segundo para adicionar fusões entre elas e o terceiro para adicionar conectores. Depois de selecionar o botão, basta clicar na primeira e na última fibra que será conectada e logo em seguida a primeira fibra do outro cabo.

3. Girar no sentido horário

Como indica o nome, essa ferramenta te permite girar seus elementos, fazendo com que a sua caixa possa ser melhor organizada. Utilizá-la é bem simples, só é necessário clicar no botão e em seguida na caixa, clicando quantas vezes forem necessárias até estar na direção desejada.

4. Iluminação

A iluminação é um recurso para destacar os caminhos no seu mapa. Selecionando uma das lanternas e clicando no equipamento desejado, todo o caminho percorrido até esse elemento será colorido em verde (cor padrão da iluminação, porém isso pode ser alterado nas suas configurações de sistema).

 

Para entender para qual lado iluminar, esquerda ou direita, você pode se basear na direção do sinal indicada nas fibras. Caso você queira descobrir o caminho até a POP que originou o sinal, utilize a direção oposta à indicada, mas caso queiras descobrir o caminho para onde segue essa luz, utilize a iluminação no mesmo sentido indicado.

 

Conheça mais detalhes da iluminação clicando aqui.

 

5. OTDR

A ferramenta do OTDR irá mostrar no mapa onde houve um rompimento de fibra, calculando a sua posição a partir do resultado de uma medição realizada em campo. Para conhecer os detalhes do seu uso, temos um artigo ideal, basta clicar aqui.

 

6. Calcular potência

Se considerarmos a atenuação de cada equipamento durante todo o caminho percorrido pelo sinal, é fácil perceber que ele não será o mesmo que partiu da sua OLT, sofrendo perdas ao longo do caminho. A ferramenta do cálculo de potência irá considerar todas as atenuações até o ponto calculado para indicar onde houveram perdas e quanto sinal está chegando até ali.

 

Para conhecer o seu funcionamento, temos um vídeo próprio para isso, além das dicas anteriores, contando um pouco mais sobre a potência.

 

7. Início/Fim fibra

Com a ferramenta de início/fim de fibra, é possível visualizar todo o trajeto percorrido por uma determinada fibra selecionada com o mouse, desde a POP até a última caixa em que a fibra está conectada. Também há um campo de nome, onde você poderá alterar o nome e aplicar para toda a extensão da fibra, clicando em propagar.

8. Centralizar projeto de caixa

A ferramenta de centralizar projeto de caixa é útil principalmente para as caixas e condomínios que possuem diagramas extensos ou muito complexos, onde é fácil acabar saindo do seu centro, por isso ao clicar no ícone correspondente, o usuário será automaticamente direcionado ao centro do diagrama.

9. Exportar diagrama

É possível exportar uma imagem do interior da sua caixa ou condomínio, juntamente com suas informações, através dos dois últimos botões da parte superior da respectiva janela da caixa, um botão para exportar em formato PNG e outro para PDF. O diagrama gerado contará com as mesmas informações que o diagrama abaixo:

E  então, você já conhecia todas essas ferramentas? Fique ligado para a próxima dica, onde iremos conhecer mais sobre o restante dos recursos das caixas.