OZloc é um sistema para auxiliar vendedores a saber se em um local é ou não possível instalar um novo cliente.



Em caso positivo é possível incluir o novo cliente, gerando informações de croqui de instalação. Caso não seja possível, pode-se enviar um e-mail para a engenharia solicitando a viabilidade.


Login


Para fazer login no sistema é preciso que o usuário (cadastrado no OZmap) tenha permissão para acessar o módulo OZloc.



O Ambiente


Uma vez logado, a tela terá duas divisões. Na esquerda há uma caixa de busca e duas janelas. Essa caixa de busca que o vendedor deverá digitar o endereço do cliente.  


Na direita há o mapa, onde será carregada a localização do cliente. 


.

Buscando o endereço 


O endereço deverá ser digitado na caixa de busca.


Assim que a busca for realizada, a localização será carregada no mapa, e como neste artigo estaremos trabalhando com a configuração de viabilidade pelos postes, serão carregados também todos os postes e condomínios que estiverem próximos da localização definida. A outra forma de fazer a viabilidade é através do raio, para conhecer melhor essa opção, clique aquiCaso o endereço não exista no mapa, ou aconteça algum outro problema, veja nosso artigo de como pedir a localização do cliente.


Na primeira janela do lado esquerdo serão carregados os postes, seus nomes e suas observações.  


Na janela abaixo desta serão carregados os condomínios, que você pode ver neste artigo sobre vendas em condomínios.


.

Selecionando o poste conector


Agora você deve selecionar em qual poste fará a conexão do drop com o cliente. Pode ser feito selecionando um dos ícones do mapa. Ou também pela lista de postes e caixas do lado esquerdo. 


Nesta lista, ao passar com o mouse por cima dos nomes, o elemento indicado ganhará a cor amarela. Se for o que você deseja, basta clicar para selecionar. 


Uma vez selecionado o poste, será o momento de selecionar a caixa de onde virá o drop.


Este pode ser feito através do mapa ou utilizando os nomes das caixas listadas do lado esquerdo da tela.



Fechando a venda


Selecionado o poste e a caixa, aparecerá uma janela pedindo a confirmação.



Ao preencher as informações do cliente, você poderá selecionar assunto que mais se encaixa com a situação da venda, seja um novo cliente, mudança de endereço ou migração. Na primeira opção, o cliente será criado do zero no OZmap, já na segunda, é necessário que o código inserido seja equivalente ao código de um cliente já existente. Com isso, na hora de confirmar a venda, o cliente antigo será realocado para o novo endereço e terá seus dados atualizados com as informações da venda. O campo "Migração" pode ser utilizado por exemplo quando um cliente utilizava rádio e migrou para fibra óptica, lembrando que esse campo é para um novo cliente e não um que já está cadastrado no sistema. 


O croqui do cliente será gerado automaticamente baseado nas adjacências definidas no projeto dentro do OZmap.


Após esta confirmação será enviado um e-mail para o time de instalação com as informações do croqui e localização do cliente, finalizando o processo de venda.


Veja abaixo as informações da tela final que estarão no e-mail.



Viabilidade diferenciada por perfil de usuário


Esta função permite definir tamanho de drop, utilizado na viabilidade por postes, e o tamanho do raio padrão, utilizado na viabilidade por raio, para cada papel de usuário. Pode ser aplicado, para, por exemplo, determinar que vendedores podem vender para cliente com um drop de até 250 metros, gerentes até 500 metros e administradores até 1000 metros, e até mesmo estabelecer um raio de busca maior ou menor de acordo com seu papel.

Para saber como configurar o tamanho padrão de drop leia nosso artigo sobre configuração de usuários.



Viabilidade em imóveis


Após selecionar os postes, caso houver um imóvel sem cliente e que possua drop, na área de busca estipulada, você poderá selecionar este imóvel.



O sistema utilizará os dados já presentes nesse imóvel, inclusive o cabo drop e adicionará o cliente com suas especificidades dentro.





Venda sem viabilidade


Caso o novo cliente esteja em um local onde as caixas próximas não possuam mais conexões disponíveis, não será possível realizar a venda. Mas pode ser solicitado à engenharia que desenvolva a área em específico passando a informação do novo cliente.


Saiba mais como isso acontece no nosso artigo Venda sem viabilidade.