Os cabos são elementos fundamentais no OZmap, formados por um conjunto de looses (que, por sua vez, contêm fibras). Seu tipo é definido por características específicas (para detalhes sobre os tipos de cabos, clique aqui). Além do tipo, eles também possuem outros atributos como o nome, nível hierárquico, estado de implantação, cor, posts, entre outros. 


A imagem abaixo ilustra as propriedades de um cabo no sistema:






Para criar um cabo no OZmap, abra o menu lateral "Expansão de Rede" e selecione a quinta opção, "Adicionar Cabo". Na hora de criar, você pode escolher ligar as pontas do cabo em equipamentos como caixas, condomínios verticais, clientes ou POPs, mas isso não é obrigatório. Se preferir, você também pode criar as caixas na hora de criar o cabo, ou não conectar nenhum elemento nas pontas, e adicionar esses elementos depois, se for necessário.



Para traçar o caminho do cabo pelos postes, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto move o mouse sobre eles, e o cabo será automaticamente conectado aos postes. Caso precise desfazer essa conexão, utilize a tecla ALT para remover o cabo dos postes.


 

Se preferir, você também pode criar as caixas na hora de criar o cabo, ou não conectar nenhum elemento nas pontas, e adicionar esses elementos depois, se for necessário. 



Por fim, basta preencher as especificidades do novo cabo e clicar em gerar para que ele seja registrado no mapa.



É possível lançar um cabo de forma automática (valendo-se das adjacências previamente criadas) ou de forma manual, escolhendo poste a poste, ou ponto a ponto do trajeto do cabo, como mostramos acima. 


Um ponto é um elemento estratégico para poder desenhar um cabo sem conhecer os postes da região. Ele não chega a ser um elemento dentro OZmap, mas serve para representar curvas de um cabo onde não se sabe os postes. Na imagem abaixo, o cabo da direita possui apenas pontos, enquanto o da esquerda possui apenas postes. Um cabo pode possuir tanto postes como pontos.

 


Uma janela como a mostrada abaixo abrirá, onde você definirá o tipo, nome, nível TAGs, cor e estado de implantação tanto da caixa como dos cabos e o template da caixa, além de ser possível adicionar observações adicionais à estes elementos. 


É possível customizar a cor do cabo selecionando uma nova cor ou mantendo a cor do tipo.



Dentro de cada caixa, cada cabo é representado pelo seu nome e uma estrutura com um retângulo branco ao redor. Cada fibra é representada por uma bolinha na ponta dos cabos e cada agrupamento de fibras é um tubo loose. Sendo assim, na imagem abaixo, o primeiro cabo possui 1 tubo loose e 4 fibras, enquanto o segundo possui 2 looses e 12 fibras, 6 em cada tubo.




Adicionando arquivos


Você também consegue atribuir arquivos de imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip aos seus cabos. Para isso, basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post".



Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.


Pendências


Nesta aba, estão disponíveis todas as pendências vinculadas ao cabo, inclusive aquelas que já foram excluídas. Clicando no botão "Nova pendência" você pode criar uma pendência já vinculada ao cabo.



Regerar nome


O OZmap segue um padrão de nome para cabos, sendo este C-caixaA-caixaB, que é dado no momento da criação do cabo. A função de regerar o nome do cabo o permite ficar atualizado mesmo após mudar o nome da caixa de alguma das pontas.


Você pode modificar o nome de duas maneiras: a primeira é clicando sobre o cabo, e na janela de detalhes clicar no botão mostrado abaixo.



Ou também no relatório de área selecionar os cabos que deseja modificar o nome e clicar em Regerar nomes.



Comprimento do cabo


No OZmap, o cabo possui dois tipos de comprimento, o em plano e o que considera o perfil de elevação. Para ter acesso ao segundo, você precisa inserir uma chave API válida, com acesso a API "Elevation". Essa chave será inserida nas configurações de sistema, no campo "API". 



Essa mesma informação será encontrada no relatório por área, na aba de cabos. Ali também é possível atribuir essa distância em lote aos cabos:



Edição de cabos


Para aprender a editar seus cabos depois de criados, clique aqui.