A aba de Projetos do menu (que fica na esquerda) permite organizar as informações em múltiplas "redes" FTTx, chamadas de projetos. Usualmente um projeto corresponde a uma cidade, mas pode representar um bairro, uma região.

 

Criação de Projetos


Assim que você abrir o OZmap pela primeira vez, você estará na tela de Projetos, já que ainda não possui nenhum. 


No canto inferior direito terá uma botão azul escrito "Criar Projeto". Clique nele para dar as configurações iniciais do seu primeiro projeto.



Agora você definirá algumas configurações do seu projeto:

  • Nome: Como esse seu projeto se chamará. No nosso exemplo estamos utilizando um bairro, mas é comum que os projetos sejam feitos para cidades completas, vai depender do tamanho de cada projeto;

  • Identificador: campo não obrigatório. Serve para algumas integrações;

  • Usuários: quais usuários do sistema tem acesso a esse projeto. Alguns nomes ficam fixos, pois são usuários com acesso a todos os projetos do sistema. Para saber como definir, clique aqui.

  • Projeto pai: opcional. Para saber mais informações, clique aqui.
  • Buscar por endereço: este será o local do mapa onde seu projeto será aberto, então o ideal é ser perto de onde você realizará as marcações. Após a pesquisa, é necessário um clique no mapa.

  • Desenhar área: a área que seu projeto abrange. É possível delimitar uma nova área, selecioná-la para ser criada conforme uma região do sistema ou deixar que o sistema a crie automaticamente. Se você quiser, consegue alterá-la depois. Para mais informações, clique aqui. 

  • Imagem de projeto: é possível selecionar uma imagem para seu projeto.



Uma vez criado ele ficará na aba Projetos para ser acessado. Basta clicar nele que você será redirecionado ao mapa para começar a criar os elementos dentro do mapa.

 

Edição de Projetos


Os projetos também podem ser editados (nome, usuários, posição de início), basta clicar no ícone, como mostra a imagem abaixo.



Uma janela como a de criação de projetos aparecerá, nela você pode mudar o nome e os usuários que têm acesso ao projeto, também se é um projeto filho, e ao pesquisar um novo endereço, o local onde seu projeto abrirá mudará.

 

Agora, se você deseja ter um parecer geral do projeto, é só clicar no "i", de informações. Ali você encontrará as informações de número de caixas por nível, de cabos, clientes, postes e etc. Além da possibilidade de visualizar um relatório de área levando em consideração toda a área do projeto.




Exclusão de Projetos


ATENÇÃO: Excluir um projeto irá excluir todo o conteúdo do mesmo (postes, cabos, caixas, clientes).


Ao lado do ícone de editar o projeto, há um ícone de lixeira que serve para excluir o projeto. Ao clicar nele, abrirá uma janela perguntando se tem certeza que quer excluir o projeto. Caso sim, basta confirmar.


Primeiro projeto


Agora, com seu projeto criado, é muito importante que você configure o seu projeto antes de começar a marcar. Essas definições facilitarão a criação do seu projeto e também futuramente quando os vendedores utilizarem o para situar o cliente no mapa e verificar sua viabilidade.