A iluminação é um poderoso recurso que ajuda a destacar caminhos na rede, mostrando o caminho percorrido pelo sinal a partir de determinado ponto. Com ela, é possível iluminar a partir de uma POP, caixa ou cliente. 


 

Ativando a iluminação


De dentro de uma POP, é possível selecionar uma ou mais fibras e todos os pontos alimentados por esta fibra entrarão em destaque ao aplicar a iluminação. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito no espaço correspondente à fibra que você deseja iluminar e então selecionar "Iluminar/Apagar" para o lado que você deseja iluminar. A iluminação para a esquerda levará para o interior da POP e para a direita será no sentido oposto, por esse motivo é possível iluminar a OLT apenas para a direita, por já ser o elemento inicial dentro da rede.



Ao iluminar de um cliente em direção à POP, todo o caminho até a porta PON que o atende entrará em destaque. Para ativar essa iluminação, basta acessar o cliente desejado e clicar no botão "Iluminar até a POP", localizado na parte inferior da janela.



Também pode-se iluminar a partir de uma caixa, tanto para a esquerda quanto para a direita, descrevendo o caminho até a POP ou até o cliente.



Aplicação


Neste processo, todas as caixas envolvidas no caminho mudam de cor e, dentro dessas caixas, os elementos envolvidos também entram em destaque.



Quando uma caixa ou condomínio vertical são exportados em .jpeg ou .pdf, qualquer iluminação que esteja ativa na caixa naquele momento também aparecerá no diagrama.


As cores de iluminação são totalmente configuráveis, basta ir até "Configurações de sistema" e configurá-las conforme sua escolha.



Um bom exemplo de aplicação desta função é que, ao iluminar uma fibra para ver os clientes que ela atende, você consegue ver quais deles estão iluminados ou não ao tirar um relatório da área, com base na coluna "Iluminado". Assim, é possível exportar para uma tabela CSV ou XLS os clientes que estão recebendo sinal daquela fibra. 



Outra maneira de utilizar esse recurso seria combinando ele com as Tags, adicionando elas através do relatório de área após filtrar apenas os elementos selecionados, para fazer um filtro no mapa, te permitindo visualizar apenas uma rota específica, por exemplo.



Removendo a iluminação


Para remover a iluminação completamente, basta clicar no ícone verde que está destacado na imagem abaixo:



Também é possível, dentro da caixa, voltar a selecionar com o ícone da lanterna em cima da fibra acessa, isso fará com que a iluminação dela seja removida. Já dentro da POP, o botão para "Iluminar" também pode ser utilizado para apagar. Estes casos ajudam em situações onde deseja-se apagar a iluminação de uma única fibra, mas não de todas.


O recurso de iluminação também pode ser utilizado no OZmob, da mesma forma que no OZmap. Basta clicar no ícone de três pontos ao lado do nome da fibra desejada e selecionar a direção da iluminação.