As POPs, ou COs (Central Offices) são as estruturas que fornecem a conexão para a rede. Precisam de estruturas internas de organização das saídas das portas PONs e dos equipamentos de organização/distribuição dos sinais enviados.


A seguir temos um vídeo ensinando a criar a estrutura de uma CO ou a seguir um tutorial passo a passo com imagens.


Criando uma POP



Acessando o menu de elementos, o último ícone da esquerda para a direita é o da POP.



Ao clicar, abrirá uma janela pedindo o nome da POP, o tipo, nível e se ela está em projeto, implantada ou certificada. Ainda nessa janela, também é possível adicionar TAGs ou observações, mas esses itens não são fundamentais para a criação da POP. 



Depois de preencher e confirmar, você deve clicar no mapa para posicionar a sua POP. Assim que clicar, será criado um ícone de círculo verde. 



Editando o interior da POP


Clicando no ícone verde dentro do mapa, uma nova janela se abrirá. Ela parecerá uma janela em branco escrito o nome da POP que você criou. 



Este é o interior da POP, mas está em branco pois ainda não possuir nada dentro dela. 


No canto direito superior da janela, existe um pequeno menu de opções.



Neste menu, da esquerda para direita os ícones são para: minimizar a janela, acessar os posts, fazer múltiplas conexões, desfazer múltiplas conexões, verificar o histórico de alterações, adicionar um Armário, editar as informações da POP, localizar a POP, expandir a janela e fechar.


Criando um Armário


Vamos adicionar um armário clicando no ícone com símbolo de soma. E abrirá a seguinte janela:



Basta escolher o tipo de armário, nomeá-lo e, caso deseje, inserir as demais informações que não são obrigatórias, como Tamanho, Tags e Rótulo, e salvar.


Adicionando uma OLT


Uma vez que ele esteja criado, agora na janela do armário, clique no ícone de adicionar para adicionar um equipamento. Na nova janela você poderá selecionar qual equipamento deseja adicionar. Nas opções temos: OLT, DIO, Switch e Splitter.



Primeiramente vamos criar a OLT que será a fonte de todas as conexões.


Ao selecionar a OLT, o menu será alterado para as configurações do equipamento.


O tipo da OLT vem apenas uma como padrão, mas você pode criar ou modificador os tipos OLT na aba "Tipos de OLT" no menu à esquerda do mapa. Você também pode adicionar informações extra, como usuário, senha, porta ou IP, clicando em "Equipamento Físico".



Após a criação, você pode clicar no nome da OLT no menu lateral, assim ela irá aparecer na área de edição, melhorando a visualização. Agora, será necessário repetir o processo de ir ao ícone de adicionar, desta vez dentro da janela da OLT, para definir quantos slots e portas PON por slot esta OLT terá.


Também se pode configurar para que a primeira porta inicie com outro índice.



Neste exemplo, foi criado um slot único com 8 portas. 


Ele criará uma janela exclusiva para este slot em forma de matriz mostrando a conexão e ocupação de cada porta.



Para deixar de visualizar esta OLT, você pode clicar na setinha apontando para a esquerda, localizada ao lado do nome do equipamento.



Adicionando um DIO


Agora vá ao ícone de adicionar na janela do Armário e desta vez vamos adicionar uma DIO.


A janela de configuração do DIO é muito semelhante a da OLT. E assim como a anterior, se você precisar criar um novo padrão ou apenas uma DIO nova, na aba à esquerda do mapa você pode criar diferentes DIOs para usar no projeto.



Depois de salvar, a estrutura da DIO estará dentro do armário.


Assim como com a OLT, se você clicar sobre o nome do DIO a janela irá expandir para a área de edição. Expandindo os componentes individualmente, é possível ter a visão de todas as possíveis conexões. 



Agora, para finalizar a POP você só precisa de um cabo para enviar a conexão para os clientes. Para melhores detalhes sobre o uso dos cabos, veja nosso artigo completo sobre cabos.  


Abaixo temos uma imagem da POP conectada a um cabo simples de 1L6F (1 loose e 6 fibras).



Com ele conectado, já irá aparecer dentro da estrutura da POP com o nome de cada fibra. Por padrão elas vem como "LXFX" representando "Loose X Fibra X", onde X é o número do loose ou fibra.



É possível visualizar todos os elementos criados até então clicando em seus nomes, ou até mesmo reordená-los, utilizando utilizando as setas "para cima" ou "para baixo", próximas ao tipo do equipamento. Também é possível procurar por um equipamento específico utilizando a barra de pesquisa logo acima.



Criando as conexões


A primeira conexão que faremos será da porta PON à DIO.


Para isto, selecione uma porta PON e clique no símbolo de adição, que deve ficar verde, e em seguida clique na porta da DIO que deseja conectar.


Os ícones de adição das células serão trocados por um texto indicando onde foram conectadas.


No exemplo abaixo, na porta 1 do slot 2 podemos ver "DIO - Bandeja 1 - Lado A - porta 1", e na respectiva dentro da DIO podemos ver "OLT 1 -2 -1" que indicam o nome da OLT - número do slot - número da porta.



Agora é só conectar a porta de entrada da DIO com uma das fibras do cabo, igual ao processo anterior. Essas portas também alterarão os símbolos de adição para o nome de onde foram conectadas.


Múltiplas Ligações na POP


Para fazer múltiplas ligações dentro de POP, você pode selecionar o ícone no menu superior (imagem abaixo) e clicar sobre o primeiro e último elemento de origem. Com todos selecionados, você deve clicar sobre a primeira porta de origem e as conexões serão feitas.


Já para desfazer múltiplas ligações, é só clicar no ícone ao lado, parecido com um "x", e selecionar a primeira e última ligação que você deseja desfazer. Assim, automaticamente, as ligações serão desfeitas. 




Editando uma porta PON


Se você voltar à estrutura do Armário e for até a porta PON, você pode clicar com o botão direito sobre ela e exibirá algumas opções.


  • Iluminar/Apagar - serve para você criar um destaque (iluminação) em cima de todas as conexões a partir desta porta. Você pode escolher o lado para qual a iluminação será feita em todos os elementos da POP, com exceção da OLT, onde será possível iluminar apenas à direita;

  • Diagrama lógico - gera um diagrama lógico das conexões da porta ou slot selecionado. Você pode escolher o lado para qual o diagrama será feito em todos os elementos da POP, com exceção da OLT, onde será possível iluminar apenas à direita;

  • OTDR - é para você passar a metragem indicada na medição da OTDR e ele indicará o ponto da fibra que foi rompido, assim como a iluminação, é possível medir o OTDR para ambos os lados, esquerda ou direita;

  • Propriedades - nas propriedades você pode definir qual o número máximo de clientes conectados a esta porta e também a potência em dBm;

  • Desconectar - você desconecta a porta PON e também onde ela estava conectada.



Com isto feito, o cabo selecionado estará enviando sinal e se ele for conectado a uma caixa, isso poderá ser verificado.


Abaixo está o interior de uma caixa aonde este cabo está chegando. 


Note que a primeira fibra (a que conectamos lá no POP) está com a bolinha preenchida, enquanto as outras estão vazadas. Isto indica que está chegando sinal nessa fibra, e está pronta para outras conexões. Você também consegue visualizar se a fibra está ou não recebendo sinal através das outras configurações de fibra, para mais detalhes clique aqui.



Adicionando arquivos


Você também consegue adicionar imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip à sua POP. Isso é feito através do recurso dos Posts, que podem ser atribuídos à seus armários, DIOs, OLTs, switches, splitters e até à própria POP. Para utilizá-los basta acessar o ícone responsável pelos posts, próximo ao nome do elemento, e selecionar "Novo post".



Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.


Importar/exportar POP


Para importar uma POP no seu sistema, clique aqui.

Para exportar, gere um relatório de área e na aba de "POP", selecione a opção que você deseja, clique em exportar e escolha o formato.