Os condomínios são estruturas que comportam diversos clientes e, dentro do OZmap, eles podem ser encontrados de duas maneiras: o vertical e o horizontal. 


Dentro de cada um deles, você precisará de uma série de equipamentos que os atenda, como Splitters para cada andar, ou estruturas ainda mais elaboradas. Por esta razão, a venda para condomínios no OZloc é um pouco diferente.


Condomínio Vertical


Para fazer a sua criação, o primeiro passo é abrir o menu de elementos e selecionar o ícone de condomínio, como indicado na imagem:



Agora, basta clicar no ponto aonde você deseje alocar o seu condomínio. Com isso, abrirá uma janela, nela você poderá definir o nome, endereço, tags, se está implantado e adicionar observações. 



O nome será a identificação do elemento dentro do mapa. Este pode ser tanto o nome do edifício, ou o código do condomínio dentro CRM/ERP que você utiliza dentro da sua empresa. 


O endereço não define a localização do mapa, é um campo de observação. Este é muito útil para o momento de venda dentro do OZloc, pois ao realizar uma venda, esta informação é enviada ao time de instalação.


A tag é uma maneira de agrupar seus elementos, alocando-o dentro de uma categoria.


Ao definir que um condomínio está implantado, você o torna disponível para vendas


O campo de observação serve anotações livres e ficarão salvas até serem removidas.


Assim que feitas estas configurações, aparecerá um ícone verde dentro do mapa representando seu condomínio, semelhante ao da imagem abaixo:



A estrutura de um condomínio vertical


Com o condomínio criado, agora ele precisa de uma estrutura externa e interna, para que possa oferecer conexão para os clientes.


O primeiro passo é criar uma conexão externa que chegue até o condomínio. Para isso você precisará criar uma estrutura com uma POP, configurar as caixas e os cabos que conectarão os elementos.


Criando a parte externa


Abaixo criei um exemplo bem simples, apenas para fins de demonstração com a sequência POP > CE > CTO > Condomínio. Tudo conectado com um cabo de 1L6F (1 loose com 6 fibras).



Feita a estrutura externa e conectando o cabo no condomínio, agora estamos prontos para configurar a estrutura interna do condomínio. 


Para fazer isto, clique no ícone do condomínio no mapa, e abrirá uma nova janela.


Criando a parte interna


Esta janela de edição do condomínio é muito semelhante a da edição de caixas. Recomendamos que veja nosso artigo sobre a edição de caixas com o vídeo mostrando o uso de todas as ferramentas.


Dentro da área de edição, você verá que já existe um elemento, este é o cabo que está chegando do condomínio. Para entender melhor as representações da fibra, confira nosso artigo sobre edição de caixas.



Vamos supor que este condomínio tenha apenas 2 andares com quatro salas cada andar. Para isto coloquei um splitter 1x2 para lançar um cabo para cada andar, e nestes andares outro splitter de 1x4 para dividir uma conexão para cada sala.


Para adicionar splitters é só clicar no segundo ícone da barra inferior, onde está indicando a seta na imagem abaixo.



Ao clicar você abrirá uma janela para escolher o tipo de splitter utilizado. Caso você queira um splitter que não esteja listado, é possível criar um com as referências que você quiser através da aba "Tipos de splitters" no menu à esquerda do mapa. Mesmo depois de criado, é possível alterar o tipo do splitter individualmente, a partir da janela de "Propriedades" desse elemento.




Adicionando clientes


Apenas por disponibilizar a conexão através de algum distribuidor de rede, neste caso os splitters, já torna possível a venda em condomínios através do OZloc.


Para adicionar um cliente diretamente pelo OZmap você vai utilizar o primeiro ícone à esquerda do menu inferior. 



Ao clicar abrirá uma janela pedindo o Código do cliente, Status, Tags, Estado de Implantação, Observações, detalhes da ONU, e mais abaixo detalhes do imóvel. 



Depois de criadas as informações do cliente, você poderá posicionar o cliente dentro da área de edição. Ele será representado por um retângulo com seu nome e código no interior.


Para conectar o cliente, é só clicar na bolinha do splitter que você deseja e arrastar até a conexão do cliente e pronto.



Caso o status de um cliente de dentro do condomínio seja "Error", ele será mostrado com a sua margem em vermelho, como no caso do cliente de código 204 no exemplo abaixo.



No mapa, esse condomínio passará de verde a vermelho, e também poderá ser visualizado na aba "Problemas".

 


Para conhecer mais sobre os clientes com problemas, clique aqui.


Exportando diagramas


Visando futuras consultas, é possível exportar os diagramas internos contendo todos os equipamentos e informações do seu condomínio de maneira individual ou de diversos condomínios ao mesmo tempo. Para aprender a trabalhar com a ferramenta, clique aqui



Adicionando arquivos


Para adicionar arquivos em seus condomínios verticais basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post". Você consegue utilizar arquivos de imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip.



Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.


Condomínio Horizontal


O condomínio horizontal representa áreas onde encontramos diversas casas ou prédios, localizadas horizontalmente dentro de um mesmo terreno, portanto, tudo o que esteja dentro de sua área definida no OZmap, será considerado parte de um mesmo condomínio.


Para fazer a sua criação, basta selecionar o seguinte ícone no mapa:



E, em seguida, clicar sobre o mapa desenhando todo o espaço que ele abriga. 

Ao clicar em “Salvar”, no canto superior da tela, uma nova janela irá abrir, te permitindo configurar campos como nome, tags, personalização de cores, endereço e observações, de maneira semelhante à feita com os condomínios verticais.



E, em seguida, clicar sobre o mapa desenhando todo o espaço que ele abriga. 

Ao clicar em “Salvar”, no canto superior da tela, uma nova janela irá abrir, te permitindo configurar campos como nome, tags, personalização de cores, endereço e observações, de maneira semelhante à feita com os condomínios verticais.


Assim que criado, ele irá aparecer no mapa de acordo com a área previamente selecionada, e, para ativar e desativar sua visualização, é só habilitar a layer "Condomínios horizontais" no menu lateral direito. 



Quanto à estruturação, ela vai ser feita de maneira similar à feita no restante do mapa, ali dentro você poderá criar caixas, cabos, clientes e todos os outros elementos necessários.


Visualmente, o condomínio horizontal já configurado irá aparecer assim no seu sistema:



Em seu espaço, também teremos algumas particularidades quanto ao uso do OZloc (para saber mais, clique aqui) e com relação ao condomínio vertical. 


Clicando em sua área com o botão direito do mouse, duas opções referente a ele aparecem, uma seria a de "remover o condomínio e a outra para "abrir condomínio". 

.


Ao selecionar a segunda, uma janela será exibida, onde é possível fazer modificações nas configurações do condomínio ou tirar um relatório com as informações de todos os elementos inseridos, esse relatório é igual ao "Relatório de área" e possui todas as ferramentas do mesmo.



Nesta mesma janela, também é possível editar a área do seu condomínio, basta clicar no botão "Editar área", conforme a imagem abaixo:


Importando condomínios


Tanto os condomínios horizontais quanto os verticais podem ser importados para o OZmap, estando eles registrados em arquivos KML ou CSV. 


Para aprender a importar arquivos, clique aqui.