OZmap é um software de documentação de redes FTTX. Para ter uma melhor organização, otimização de tempo e recursos.


A fim de que você aprenda sobre os recursos disponíveis no OZmap, criamos este guia sobre cada uma das ferramentas disponíveis. 


Para cada área temos links com artigos completos e específicos, desenvolvendo cada um dos tópicos mais profundamente. 


Projetos


O seu primeiro passo dentro do software será criar um projeto.


Um projeto representa a marcação realizada para uma rede, contendo postes, caixas, cabos, clientes, pops, etc. Normalmente estas são divididas em cidades, mas dependendo do porte da cidade, poderá ser um região com várias pequenas cidades ou um bairro de uma cidade muito grande.


Veja nossos artigos sobre Projetos:


Backups


Resolvemos tratar deste assunto logo depois de projetos, pois ele é muito importante. Você deve se familiarizar com os backups e ter o costume de criar alguns, especialmente se alguma grande alteração estiver para ser feita.


Saiba tudo sobre neste artigo sobre Backups.


Elementos dentro do Projeto


Como você deve ter visto no artigo "Criando o seu primeiro Projeto", há um vídeo mostrando a primeira inserção de POP, CE, CTO, cabos, clientes e a iluminação para ver o caminho do cliente até a CTO.


Para acessar os elementos de marcação, basta clicar no primeiro ícone com símbolo de "mais" ("+"), como indicado na imagem:



Abaixo está o menu com as opções que irão aparecer ao clicar:



Abaixo estão listados os elementos conforme a numeração da imagem. Cada elemento tem suas particularidades, e assim deixamos um artigo completo de cada em cada um dos links:

  1. Postes 

  2. Múltiplos postes

  3. Caixas 

  4. Múltiplas caixas

  5. Cabos

  6. Clientes

  7. Prospects

  8. Condomínios Verticais

  9. Condomínios Horizontais

  10. POPs


Cada um destes elementos possuem configurações particulares e irão popular o seu mapa. Recomendamos os conhecer para poder marcar toda a sua rede da melhor forma desde o início, usando todos os recursos possíveis que achar necessário.


Ferramentas de rede


Para acessar as ferramentas de rede, é só clicar no segundo botão do menu do mapa, como mostra a imagem abaixo:



Ao clicar no botão, abrirão as ferramentas conforme na imagem a seguir:



Cada uma dessas ferramentas tem uma utilidade para análise de rede. Criamos artigos completos para da uma delas nos links a seguir:

  1. Métricas

  2. Distância em linha

  3. Localizar

  4. Gerar uma área  


Ferramentas de mapa

 

Elas estão localizadas no terceiro ícone, como na imagem abaixo:




  1. Adjacências

  2. Mapa de calor

  3. Mostrar nome de caixas

  4. Mostrar nome das POPs

  5. Mostrar nome dos condomínios verticais


Importação de dados


É possível importar dados de outros softwares, como o KML do Google Earth, para dentro do OZmap. Então se você tiver essas informações anotadas em algum lugar e quer migrar para o OZmap, é muito tranquilo de se fazer.


Veja neste artigo sobre importações o que você precisa para trazer as suas marcações para o OZmap.


Iluminação


Através da iluminação você destaca caminhos da rede e consegue visualizar de forma muito clara as rotas entre cabos, caixas, clientes, central office, até a porta PON. Este recurso facilita ver como os elementos estão ou não conectados.


Saiba mais em nosso artigo sobre Iluminação.


Pendências


As pendências são um recurso que te permitirá criar e atribuir aos usuário do sistema tarefas a serem resolvidas, tendo a possibilidade de trabalhar com elas também por dentro do OZmob. O botão abaixo te permitirá adicionar novas pendências no mapa.



Clique aqui para conhecer mais sobre esse recurso. 


Diagnóstico de rede


A funcionalidade do diagnóstico de rede permite ao usuário verificar a situação da comunicação da sua rede com o servidor, para descobrir se está passando por alguma instabilidade. Ele pode ser acessado no botão abaixo:



Conheça mais sobre esse recurso clicando aqui.


Tipos de Elementos


Os elementos do OZmap podem ser classificados em tipos, que seriam os diferentes modelos que existem daqueles objetos. Quando dizemos modelo, é o físico utilizado nas ruas pela sua rede mesmo.


Todas as edições de tipos de elementos podem ser acessados pelo menu à esquerda do OZmap. Confira mais detalhes clicando aqui.


Mapa de Problemas


A aba de "Problemas"  é um recurso que possibilita a visualização de quantos e quais são os clientes que possuem status de erro, facilitando o agrupamento de informações a respeito destes clientes.


Aprenda como utilizar essa ferramenta no artigo sobre Clientes com Problemas.

 

OTDR


Quando uma fibra parte, usa-se o OTDR para medir a distância em que a fibra partiu. Se você colocar essa informação no OZmap, ele te dará a localização exata de onde a fibra foi danificada.


Confira este artigo sobre OTDR.


Usuários


É possível criar usuários e definir o tipo de acesso, quais módulos e projetos. Ainda há a configuração de papéis que você categoriza a função deste usuário e quais recursos ele consegue visualizar.


Confira neste artigo sobre usuários


Personalização


A aba "Personalização" é um recurso que permite criar novos perfis de fibra, templates de caixa, tags e cores para personalizar seu projeto da maneira desejada.


Auditoria


Na auditoria é possível visualizar as ações feitas no sistema, como o login, criação, atualização e exclusão de elementos, o usuário que realizou as ações, o elemento que foi editado, data e os dados dessa alteração.


Administrativo


O painel administrativo permite visualizar os detalhes do plano contratado, como limites, quantidade de uso, serviços adicionais e informações como o tipo de plano, URL do sistema e situação de inadimplência.

 

Configurações do Sistema


Aqui você pode definir detalhes do carregamento de exportação de imagens como Croqui e imagem das caixas. Também o raio de busca por postes do OZloc.


Veja cada detalhe neste artigo de Configurações do Sistema.


API


Temos uma API muito dinâmica para interagir com outros sistemas.


Veja maiores neste artigo sobre a API OZmap.

Criando seu primeiro projeto